quarta-feira, 19 de junho de 2013

Quadrilha e Quebra-Pote do C.E.C.A.L.F. Dia 19/06/2013

As Quadrilhas
A quadrilha junina, matuta ou caipira é uma dança típica das festas juninas, dançada, principalmente, na região Nordeste do Brasil. É originária de velhas danças populares de áreas rurais da França (Normandia) e da Inglaterra. Foi introduzida no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, possivelmente em 1820, por membros da elite imperial. Durante o Império, a quadrilha era a dança preferida para abrir os bailes da Corte. Depois popularizou-se saindo dos salões palacianos para as ruas e clubes populares, com o povo assimilando a sua coreografia aristocrática e dando-lhe novas características e nomes regionais.
 
Quebra-pote
Quebra-pote é uma das brincadeiras mais generalizadas em nossas festas juninas. Ergue-se em um canto do arraial uma armação de madeira em forma de forca ou ao jeito de traves de futebol. Nessa armação, pendura-se um pote de barro cheio de balas, bombons e outras guloseimas apreciadas pelas crianças. O pote exposto gera expectativa na criançada que, ansiosa, espera do festeiro a ordem para o início da brincadeira.
Com os olhos vendados e um toco de madeira na mão, a criançada tenta quebrar o pote com uma cacetada. Quando consegue quebrar o pote, as guloseimas se espalham pelo chão. Porém, nem sempre há prêmio. Por vezes, coloca-se água no pote para provocar gargalhadas no público. 
Foi muito bom, teve a participação da comunidade em geral...











Nenhum comentário:

Postar um comentário